14 de junho de 2010

URBANISMO E EMPREENDEDORISMO

Mini-ciclo de Conferências cativa cursos EFA

As turmas E e F dos cursos de Educação e Formação de Adultos, em parceria, tomaram a iniciativa de realizar um Mini-ciclo de Conferências sobre os temas das suas actividades integradoras: urbanismo e empreendedorismo. O Mini-ciclo realizou-se no dia 27 de Maio, no auditório Dr.ª Gabriela Coelho e contou com a presença de cinco oradores.

O Banco Alimentar contra a Fome, o Easy Bus, o E-Beleza e os Sabores da Manhã são algumas das empresas de sucesso, lucrativas ou de cariz social, criadas por mulheres. Actualmente, 30% dos negócios são liderados por elas, o que não surpreende, uma vez que 65,4% das pessoas que frequentam o Ensino Superior são do sexo feminino – dados apresentados por Sérgio Félix da GesEntrepreneur.
Quem é do concelho de Leiria pode contar com a Incubadora D. Dinis que auxilia todo o processo de criação de uma empresa, num período sensivelmente de dois anos. Foi Isabel Marto que esclareceu todo este processo, o que, inclusive, cativou uma formanda que pensa vir a abrir o seu próprio negócio.

Empreendedorismo e liderança foram outros temas abordados no Mini-ciclo de Conferências. É que, hoje, mais do que nunca, é preciso ser-se inovador e criativo, qualidades essenciais do empreendedorismo. Esta temática foi apresentada por Carla Rama, especialista em Recursos Humanos. Já Tânia Alves, advogada de formação, falou sobre coaching e gestão de equipas, e da necessidade de se criarem líderes assertivos e capazes de implantar uma liderança participativa, segredo de muitos e bons negócios.

Ana Sofia Quintas premiou o Mini-ciclo ao dar a conhecer a Go Outdoor da Aldeia de S. Simão, uma nova empresa que faz da aventura e da educação ambiental os seus ingredientes principais.

(Texto escrito pelos formandos da turma F)






Sem comentários: